O Nacional, do Uruguai, informou na tarde desta sexta-feira, 23 de agosto, que o zagueiro Juan Izquierdo, de 27 anos, permanece em estado estável, mas sedado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein. O jogador sofreu uma arritmia cardíaca durante a partida contra o São Paulo, válida pelas oitavas de final da Copa Libertadores, e precisou deixar o campo de ambulância.
O incidente ocorreu aos 38 minutos do segundo tempo, quando Izquierdo, camisa 3 do Nacional, caiu sozinho no gramado do Estádio Morumbi. O atendimento médico foi acionado imediatamente por jogadores de ambas as equipes, e a partida ficou paralisada por cerca de sete minutos. Após o reinício do jogo, Emiliano Velázquez entrou em campo para substituir o zagueiro uruguaio, que foi retirado sob aplausos da torcida.
Situación de Juan Izquierdo:
— Nacional (@Nacional) August 23, 2024
De acuerdo con la información brindada por los médicos tratantes del Hospital Albert Einstein de San Pablo, Juan se encuentra estable de su arritmia cardíaca. Permanece sedado en CTI, donde continuará bajo observación durante las próximas 72 horas… pic.twitter.com/DljNbf4Xtz
Em comunicado oficial, o Nacional informou que o quadro de arritmia cardíaca foi confirmado na noite de quinta-feira, 22, e que o jogador seguirá em observação por pelo menos mais 72 horas.
O São Paulo, por meio de suas redes sociais, expressou apoio ao jogador: “Desejamos uma pronta recuperação ao atleta Juan Izquierdo, do Nacional. Que tudo fique bem o mais brevemente possível”. Apesar do susto, o Tricolor Paulista venceu o duelo por 2 a 0 e avançou para as quartas de final da Libertadores.