Botafogo elimina São Paulo nos pênaltis e volta à semifinal da Libertadores após 51 anos
O Botafogo venceu o São Paulo por 5 a 4 nos pênaltis em uma partida emocionante disputada nesta quarta-feira (25), no Morumbi, garantindo vaga na semifinal da Copa Libertadores após 51 anos. A última vez que o clube carioca chegou a essa fase foi em 1973. Agora, o Glorioso segue em busca de um título inédito e enfrentará o vencedor do confronto entre Peñarol e Flamengo, que decidem a vaga nesta quinta-feira (26).
O duelo começou em aberto, já que o primeiro jogo, no Estádio Nilton Santos, terminou em 0 a 0. O Botafogo abriu o placar no primeiro tempo com o craque argentino Almada, aproveitando uma falha grave de Luiz Gustavo. O São Paulo teve a chance de empatar ainda na etapa inicial, mas Lucas Moura desperdiçou um pênalti ao mandar a bola no travessão.
Na segunda etapa, o São Paulo cresceu na partida e empatou aos 41 minutos, com Calleri aproveitando um cruzamento de André Silva. O gol levou a partida para os pênaltis após o empate por 1 a 1 no tempo normal.
Nos pênaltis, Calleri errou a primeira cobrança para o São Paulo, acertando o travessão. O Botafogo manteve a calma e, apesar de um erro de Vitinho, Almada brilhou ao converter a última penalidade da série regular, levando a disputa para as alternadas. Foi então que Rodrigo Nestor parou nas mãos do goleiro Jhon, e Matheus Martins não desperdiçou sua chance, selando a vitória botafoguense e a classificação histórica.
Confusão no final da partida
Nos acréscimos do segundo tempo, uma confusão à beira do campo resultou nas expulsões de Raphinha, do São Paulo, e Gatito Fernández, do Botafogo. Após os ânimos serem acalmados, o jogo seguiu para a disputa de pênaltis.
O Botafogo volta a sonhar com o título continental, enquanto o São Paulo, que buscava sua 11ª semifinal de Libertadores, foi eliminado e viu seu sonho interrompido mais uma vez.
Agora, a expectativa é pelo adversário na semifinal, que sairá do duelo entre Peñarol e Flamengo. Na partida de ida, os uruguaios venceram por 1 a 0.
Escalação
Botafogo
4-5-1
Gol: John;
Defesa: Vitinho, Barboza, Bastos e Nicolao Telles;
Meio Campo: Marlon, Gregor, Luiz Henrique, Almada e Savarino;
Ataque: Da Cruz;
Técnico: Arthur Jorge;
São Paulo
4-5-1
Gol: Rafael;
Defesa: Welington, Franco, Arboleda e Rafinha;
Meio Campo: Bobadilla, Luiz Gustavo, Willian, Lucas Moura e Wellington Rato;
Ataque: Calleri;
Técnico: Zubeldia;
Detalhes
🗓️ Data e horário:26 de setembro,
🕑 Horário: 21:30 Hora de Brasília
📍 Local: Morumbis
🟨 Árbitro: Herrera, Argentina
🚩 Assistentes:
📺 VAR: