Na noite deste sábado, o Palmeiras derrotou o Atlético-MG por 2 a 1 no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, em uma partida que teve seu ritmo ditado pelo forte vento na cidade. Os gols do Alviverde foram marcados por Raphael Veiga, ambos em cobranças de pênalti. O atacante Hulk descontou para o Galo com uma bela cobrança de falta.
Por conta do show de Eric Clapton programado para o domingo no Allianz Parque, o Palmeiras mandou a partida em Campinas, já que a Arena Barueri está em reformas. O vento, que se destacou durante o jogo, interferiu na trajetória da bola em diversos lances. “Jogar contra o Atlético-MG é difícil, sempre são bons jogos, e hoje está sendo mais por conta do vento. Dificulta algumas ações, especialmente porque a gente estava jogando contra o vento. Bati o pênalti mais forte por conta disso”, comentou Veiga.
Primeiro Tempo Dominante
O Palmeiras começou a partida com uma postura sólida e dominou o primeiro tempo. Criou várias oportunidades, principalmente com Fláco López, mas o goleiro Everson fez defesas importantes para evitar que o placar fosse aberto antes do intervalo. Nos acréscimos, o Alviverde conseguiu marcar com um pênalti cobrado por Veiga, colocando o time em vantagem.
Pênalti muito questionado
“Lance um pouco mais complicado. Para mim, não foi pênalti. Não é. Olhei várias vezes e também fiquei com uma dúvida no primeiro momento. Aquela mão, se era no ombro e tal. Mas depois eu olhei e salvei o lance. E fiquei olhando algumas vezes. E não me parece um contato faltoso, tá? Tem a mão no ombro. O jogador tem cuidado e retira as mãos do Maurício, do Palmeiras, e o Everson está em cima abafando a bola. Para mim, na decisão final, após olhar algumas vezes, não foi pênalti. E o árbitro no campo tomou a decisão do campo. E, veja bem, se ele deu o pênalti, ele teria de expulsar o jogador do Galo. Isso porque não há bola em disputa. A bola está na frente. A regra fala: quando não há bola em disputa, quando é empurrão, puxão, agarrão nas costas, é impedir uma clara e manifesta de se fazer um gol. Na visão do árbitro, pênalti e amarelo. Deveria ser pênalti e vermelho na decisão dele. Na minha não. Na minha decisão final, eu também fiquei na dúvida. Mas olhando várias vezes e tendo todos os recursos da regra, categoricamente não houve penalidade máxima. E aí o Galo foi prejudicado.”
Carlos Eugenio Simon – em entrevista a ESPN
Empate e Final de Jogo
No segundo tempo, o Atlético-MG fez substituições e, mesmo com a insatisfação de Gustavo Scarpa ao ser trocado por Guilherme Arana, a equipe conseguiu equilibrar o jogo. A igualdade chegou aos 21 minutos, quando Hulk balançou as redes em uma cobrança de falta precisa, levando a torcida a acreditar na virada.
Com a vitória, o Palmeiras chegou a 56 pontos, colando no líder Botafogo, que empatou com o Grêmio e se manteve à frente na tabela, agora com 57 pontos. A luta pela ponta do Campeonato Brasileiro continua acirrada, e o próximo confronto promete ser decisivo para ambos os times.
Escalação
Clube Atlético Mineiro
3-5-2
Gol: Everson;
Defesa: Bruno Fucks, Battaglia, Junior Alonso e Rubens//Kardec;
Meio Campo: Scarpa//Guilherme Arana, Igor Gomes//Cadu, Alan Franco e Fausto Vera;
Ataque: Hulk e Deiverson//Vargas;
Técnico: Gabriel Milito
/tag/palmeiras/Palmeiras
4-5-1
Gol: Weverton;
Defesa: Giay, Gustavo, Murilo e Caio Paulista;
Meio Campo: Anibal Moreno, Fabinho, Mauricio e Raphael Veiga;
Ataque: Flanco Lopez e Felipe Anderson;
Técnico: Abel Ferreira;
Detalhes
📅 28 de Setembro;
🕐 18:30 horário de Brasília;
🗺️ Allianz Parque
🚩Bruno Arleu de Toledo