Quinteto marcou os dois gols do Racing
O Corinthians foi eliminado nas semifinais da Copa Sul-Americana ao perder para o Racing por 2 a 1 nesta quinta-feira (31), em El Cilindro, em Avellaneda. O Timão, que buscava sua primeira final na competição, chegou a abrir o placar com Yuri Alberto, mas sofreu uma virada com dois gols de Quintero antes do intervalo, um deles de pênalti. Com o resultado, o Racing garantiu a inédita vaga na decisão contra o Cruzeiro, no próximo dia 23 de novembro, no estádio La Nueva Olla, em Assunção.
O início do Corinthians foi promissor, com 25 minutos de domínio absoluto. O time de Mano Menezes neutralizou o Racing e, logo aos 13 minutos, Yuri Alberto abriu o placar após uma assistência de calcanhar de Memphis Depay. Esse gol foi o nono de Yuri na competição, colocando-o como um dos artilheiros ao lado de Adrián Martínez, do Racing.
⚽ Yuri Alberto abriu o placar para o @Corinthians e chegou à liderança da artilharia na CONMEBOL #Sudamericana, com 9️⃣ gols. #GrandeConquista pic.twitter.com/Z9RnvBXK12
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) November 1, 2024
Contudo, o cenário começou a mudar aos 23 minutos, quando Rodrigo Garro perdeu uma chance clara de ampliar, finalizando em cima do goleiro Gabriel Arias.
⭐🇨🇴 Noite de Juanfer Quintero!
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) November 1, 2024
⚽ De pênalti, o empate do finalista @RacingClub em Avellaneda.
🏆 CONMEBOL #Sudamericana | #GrandeConquista pic.twitter.com/5soIReq97l
A partir daí, o Racing ganhou confiança e, aos 36, empatou com Quintero, após um pênalti cometido por José Martínez, que desviou a bola com o braço. Pouco depois, a defesa corintiana vacilou em uma cobrança de lateral, permitindo que Quintero entrasse livre na área para marcar o segundo e decretar a virada.
🇦🇷⚽️ Fatal! O @RacingClub virou assim e está na Final da CONMEBOL #Sudamericana! pic.twitter.com/QkidgkhNsN
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) November 1, 2024
Na etapa final, o Corinthians, apesar de 71% de posse de bola, foi ineficaz no ataque e não conseguiu acertar uma finalização no alvo. Mesmo com uma postura defensiva, o Racing ainda levou perigo nos contra-ataques. As substituições de Ramón Díaz, que apostou em Talles Magno e Romero, também não surtiram efeito, e o Corinthians perdeu o controle do meio-campo, comprometendo a criação ofensiva.
Essa foi a segunda eliminação consecutiva do Timão na semifinal da Sul-Americana, repetindo o insucesso de 2019.
Já o Racing celebra sua primeira oportunidade de disputar a final do torneio, em busca do título inédito diante do Cruzeiro.