Clubes da Noruega votam pelo fim do VAR; decisão final será da federação
Os 32 clubes que disputam as duas principais divisões do Campeonato Norueguês aprovaram um pedido para que a Federação Norueguesa de Futebol (NFF) encerre o uso do VAR (árbitro assistente de vídeo) nas competições do país. A votação, promovida pela Norsk Toppfotball (NTF), resultou em 19 votos a favor da abolição e 13 contrários.
Apesar do apelo para que o VAR seja eliminado “o mais rapidamente possível”, a decisão não tem efeito imediato. O pedido ainda será analisado em uma assembleia da NFF, marcada para o início de março, quando a federação dará sua resposta final.
De acordo com o presidente da NTF, Cato Haug, a insatisfação com o VAR motivou a votação. “Acreditamos que a tecnologia tem potencial, mas vimos que a maioria dos nossos clubes acredita que a versão atual do VAR não funciona bem o suficiente”, afirmou em comunicado à imprensa.

Críticas ao sistema
Além dos clubes, os torcedores noruegueses têm se manifestado contra o VAR nos últimos anos. Protestos durante partidas são frequentes, e muitos jogadores também expressam ceticismo em relação à tecnologia. Ole Kristian Sandvik, porta-voz da aliança de torcedores da Noruega, reforçou o apoio à decisão dos clubes.
“Esperamos que a NFF dê seguimento ao pedido. Caso contrário, haverá uma enorme desconfiança na federação”, declarou Sandvik à emissora estatal NRK. Ele também destacou que, se o VAR for mantido sem o apoio de clubes e torcedores, a situação poderá se agravar. “Os clubes estarão pagando por algo que não querem e que é amplamente criticado”, concluiu.
A NFF enfrenta, agora, um impasse que envolve os principais agentes do futebol norueguês. A decisão em março será crucial para determinar o futuro do VAR no país.