Cruzeiro e América empatam em 1×1 no primeiro clássico de 2025
No primeiro clássico entre Cruzeiro e América em 2025, as equipes ficaram no empate por 1×1 em partida disputada no Estádio Independência. O Cruzeiro buscava garantir sua classificação antecipada para as semifinais do Campeonato Estadual com duas rodadas de antecedência, mas encontrou um adversário bem postado defensivamente, que soube aproveitar sua primeira grande oportunidade na partida para abrir o placar.
Escalação

Club Atletico Lanus
4-3-3
Gol: Matheus Mendes;
Defesa: Júlio, Ricardo Silva, Lucão e Marlon;
Meio Campo: Cauan Barros, Miqueias e Elizari;
Ataque: Fabinho, Jonathas e Figueiredo
Técnico: Willian Batista

Cruzeiro Esporte Clube
4-3-3
Gol: Cássio;
Defesa: Willian, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki;
Meio Campo: Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira;
Ataque: Dudu, Gabigol e Carlos Eduardo;
Técnico: Wesley Carvalho;
Com o empate, o Cruzeiro chega a 11 pontos e agora precisa apenas de mais um empate ou um tropeço do Aymorés para garantir sua vaga na próxima fase. Já o América sobe para 12 pontos, mas permanece na segunda colocação do Grupo B, pois possui uma vitória a menos que o Athletic.
Como foi o jogo
O jogo começou de forma intensa, e logo aos dois minutos, Elizari desarmou Lucas Romero, deixando a bola para Fabinho, que não desperdiçou e abriu o placar para o América. O Cruzeiro reagiu rapidamente, e Matheus Pereira obrigou Matheus Mendes a fazer uma boa defesa. No minuto seguinte, Kaiki Bruno arriscou de longe, e o goleiro do Coelho trabalhou novamente para evitar o empate.
QUE BOOOOMBA!
— América FC (@AmericaFC1912) February 6, 2025
VAMOOOOSS, COELHÃO! 🟢⚫️#AFCxCEC | 1×0#PraCimaDelesCoelho https://t.co/bdgveWX27K pic.twitter.com/CRyxjMK3gd
Aos 18 minutos, Matheus Pereira teve mais uma oportunidade, mas finalizou para fora. O Cruzeiro seguiu pressionando, e Jonathan Jesus e Fabrício Bruno quase marcaram após um escanteio. O América também teve sua chance de ampliar, com Figueiredo chutando rente à trave. Matheus Henrique arriscou de fora da área, mas Matheus Mendes defendeu.
Aos 33 minutos, Gabigol tentou finalizar de primeira, mas Matheus Mendes fez mais uma intervenção segura. O atacante do Cruzeiro teve outra chance logo depois, ajeitando dentro da área, mas mandou por cima. Nos acréscimos, Gabigol arriscou de fora da área, e o goleiro do América espalmou para fora com os pés.
Apesar de sair em desvantagem logo no início, o Cruzeiro dominou o primeiro tempo, registrando 61% de posse de bola e finalizando 17 vezes, sendo sete no alvo.
Na segunda etapa, o Cruzeiro manteve sua postura ofensiva, controlando as ações da partida. O América, por sua vez, recuou ainda mais, apostando em contra-ataques para surpreender o adversário. Mesmo assim, a equipe azul seguiu criando boas chances, enquanto o Coelho levou perigo em apenas duas oportunidades.
O Cruzeiro pressionou incessantemente e, aos 42 minutos, conseguiu finalmente furar o bloqueio americano. William fez um cruzamento preciso para Bolasie, que cabeceou de peixinho para o fundo do gol, decretando o empate no Independência.
⚽ O CABULOSO EMPATA O JOGO!!! CRUZAMENTO PERFEITO DO WILLIAM E BOLASIE COMPLETA DE PEIXINHO PARA O FUNDO DO GOL!!!! VAMOOSSS!!!
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) February 6, 2025
🔷 #AFCxCRU | 1-1 | #UmGrandeClubeNaCidade pic.twitter.com/atLT6rm1Tt
Com o resultado, a definição das vagas para as semifinais do Campeonato Estadual fica para as próximas rodadas, prometendo ainda mais emoção principalmente no clássico entre Cruzeiro e Atlético Mineiro no domingo, jogo em que caso o cruzeiro vença e dependendo da combinação de resultados o Atlético poder acabar eliminado da competição..

Detalhes
📅 05 de Fevereiro;
🕜 22:00 Horário de Brasília;
🗺️Independência;
Galeria
