Brasília foi palco neste sábado (7) e domingo (8) do CBI Meeting Nacional de Judô, reunindo cerca de 600 atletas das categorias Sub-18 e Sub-21 no Iate Clube de Brasília. O evento contou com a participação de judocas de todo o país, incluindo bolsistas do programa Bolsa Atleta do governo federal.
O grande destaque da competição foi o Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, que terminou como campeão geral do torneio. A equipe paulista conquistou cinco medalhas na categoria Cadete (Sub-18) e outras cinco na Júnior (Sub-21), consolidando seu domínio no evento.
O Meeting Nacional de Judô é um dos torneios que pontuam para o Ranking Nacional Júnior e Cadete, sendo fundamental para a convocação de atletas pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Os campeões de cada categoria somaram até 170 pontos no ranking, critério essencial para a formação das seleções brasileiras que representarão o país nos estágios internacionais, Pan-Americanos e Mundiais das categorias de base.
A cerimônia de abertura do evento, realizada no sábado (8), contou com a presença de autoridades do judô e do esporte nacional, além de representantes do governo do Distrito Federal. Entre os presentes, destacou-se a Secretária Nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, que tem apoiado iniciativas voltadas para a modalidade.
O presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, celebrou a realização do evento e ressaltou a importância do apoio governamental para o desenvolvimento do judô brasileiro:

“É muito bom contar com estas autoridades na mesa de honra, que contribuem, se comprometem e fazem com que nossa modalidade chegue ao nível de excelência e visibilidade. É uma honra muito grande poder abrir nosso calendário de competições neste evento, com uma federação que não mede esforços para fazer um bom trabalho. E hoje, especialmente, temos a presença da nossa Secretária Nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, que sempre teve um olhar muito especial voltado para o judô. Recentemente, tivemos a aprovação de um projeto visando as competições internacionais das classes Cadete e Júnior. Então, é um momento especial”, destacou Borges.
Galeria

A competição reforça o papel do CBI Meeting Nacional como uma das portas de entrada para os jovens judocas que almejam representar o Brasil em eventos internacionais. Com a parceria de órgãos públicos, como o Ministério do Esporte, a CBJ segue viabilizando projetos que fomentam a bagagem competitiva dos atletas de base.