A Copa do Brasil não terá representantes mineiros além de Atlético e Cruzeiro na terceira fase. Todos os outros clubes do estado foram eliminados nesta quarta-feira (12), com destaque para o Athletic Club, que fez um jogo eletrizante contra o Grêmio, mas caiu nos pênaltis por 8×7 após um empate por 3×3 no tempo normal. Já o Tombense foi derrotado pelo Operário por 1×0 e também se despediu da competição.
Athletic x Grêmio: jogo insano e queda nos pênaltis
Jogando em Porto Alegre, o Athletic abriu o placar, mas viu o Grêmio empatar pouco depois. O time mineiro conseguiu nova vantagem após falha do goleiro Diego Vitor, mas o Tricolor Gaúcho virou a partida. O Athletic voltou a empatar, porém, sofreu outro gol devido a um erro defensivo. Nos acréscimos, em um lance bizarro, João Lucas, defensor gremista, marcou contra e levou a decisão para os pênaltis.
Na disputa, todas as cobranças foram convertidas até a oitava do Athletic, quando Edson Miranda parou em Tiago Volpi. Com isso, o Grêmio avançou à próxima fase.
Tombense perde no Paraná e dá adeus à Copa do Brasil
No estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, o Operário garantiu a classificação com um gol relâmpago. Vinicius Mingotti aproveitou cobrança de escanteio logo aos dois minutos do primeiro tempo e balançou as redes. A partida foi muito truncada, ainda mais por conta da forte chuva, o que dificultou a criação de chances de gol. Sem conseguir reagir, o Tombense acabou eliminado.
Agora, Minas Gerais segue na Copa do Brasil apenas com Atlético e Cruzeiro, que já estava garantido na terceira fase.