Decisões vêm após polêmicas em Internacional x Cruzeiro e Sport x Palmeiras
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta segunda-feira (7), medidas decisivas em meio às críticas geradas por lances polêmicos durante a segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série A. A principal delas foi o afastamento imediato das equipes de arbitragem – tanto de campo quanto do VAR – envolvidas nas partidas Internacional 3×0 Cruzeiro, no Beira-Rio, e Sport 1×2 Palmeiras, na Ilha do Retiro.A decisão foi baseada em análise técnica do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que identificou falhas graves nas atuações dos árbitros nos dois confrontos. Segundo a Comissão de Arbitragem da CBF, o afastamento é uma medida pedagógica e corretiva.
“Infelizmente, há momentos em que é necessário instruir, coibir e também afastar. Neste caso, os profissionais deixarão a escala de jogos para receberem novas orientações técnicas”, declarou Rodrigo Cintra, coordenador-geral da Comissão.


Lances contestados motivaram protestos
No duelo entre Internacional e Cruzeiro, o árbitro Marcelo de Lima Henrique expulsou Jonathan Jesus, da equipe mineira, ainda com o placar zerado, gerando forte insatisfação dos jogadores e comissão técnica. Já na partida entre Sport e Palmeiras, o juiz Bruno Arleu de Araújo assinalou um pênalti duvidoso a favor do time paulista, lance que foi decisivo para o resultado final.
Compunham a equipe em Sport x Palmeiras os auxiliares Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Thiago Henrique Neto Correa Farinha, além do árbitro de vídeo Rodrigo Nunes de Sá. O quarto árbitro foi Afro Rocha de Carvalho Filho.
Treinamento coletivo inicia no Rio de Janeiro
Como parte de um esforço mais amplo pela melhoria da arbitragem nacional, a CBF também confirmou que todos os árbitros e assistentes da Série A participarão de um período de treinamentos no Rio de Janeiro, a partir do dia 14 de abril. As atividades acontecerão no Clube da Aeronáutica (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB).
A preparação faz parte do plano de profissionalização da arbitragem lançado em fevereiro pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
“Vamos reunir todo o quadro da Série A para um trabalho prático intensivo, com simulações, ajustes de posicionamento e revisão de procedimentos junto aos nossos instrutores técnicos”, concluiu Cintra.