Equipe do Noroeste de Minas supera o JF Vôlei em duelo emocionante e levanta o troféu da segunda divisão do vôlei nacional
Em uma noite memorável para o voleibol mineiro, o Monte Carmelo conquistou, de maneira inédita, o título da Superliga B Masculina 2024. A equipe do Noroeste de Minas superou o favorito JF Vôlei por 3 sets a 2, em um embate decidido no tie-break, calando mais de seis mil torcedores no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, em Juiz de Fora. As parciais foram 25/22, 19/25, 25/13, 18/25 e 15/13.
A decisão, realizada na noite desta segunda-feira (14), marcou o ápice da competição e coroou uma campanha histórica do Monte Carmelo, que superou adversidades e um ambiente completamente desfavorável. Mesmo diante do maior público da temporada — impressionantes 6.023 espectadores — a equipe manteve a frieza nos momentos decisivos e garantiu a taça e o acesso à Superliga A.

O JF Vôlei, dono da melhor campanha da fase classificatória e invicto jogando em seus domínios até então, vinha embalado por uma sequência de recordes de público e havia vencido todas as partidas anteriores contra o Monte Carmelo na temporada. Porém, o favoritismo não se traduziu em vitória na final.
Equilíbrio, reviravoltas e emoção do início ao fim
O primeiro set foi bastante disputado, com alternâncias no placar e destaque para a eficiência no saque do Monte Carmelo, que soube explorar os erros do adversário neste fundamento. Com boas atuações de Daniel e Cesinha, os visitantes fecharam em 25 a 22.

Na segunda parcial, o time da casa se recuperou e dominou as ações. Com maior consistência no ataque e aproveitando a queda de rendimento do Monte Carmelo, especialmente nos saques, o JF Vôlei empatou a partida ao vencer por 25 a 19.
No terceiro set, os comandados do técnico Anderson voltaram com postura agressiva e impuseram um ritmo avassalador. Com uma atuação quase perfeita, o Monte Carmelo abriu vantagem logo no início e administrou até fechar com impressionantes 25 a 13.
O quarto set começou equilibrado, mas uma mudança tática do técnico André Silva mudou o panorama. As entradas de Wesley, Ruivo e Carlos Henrique deram novo fôlego ao JF Vôlei, que engatou uma sequência de sete pontos e contou com o apoio fervoroso da torcida para empatar novamente o duelo, fechando em 25 a 18.
A decisão foi para o tie-break, onde o nervosismo tomou conta das duas equipes. Apesar do jogo tecnicamente mais truncado, a emoção se manteve até o fim. O Monte Carmelo chegou a abrir 12 a 9, viu o rival encostar no placar, mas teve sangue frio para fechar em 15 a 13 na primeira chance de match point.

Campanha coroada e vaga na elite
Após o vice-campeonato em 2023, o Monte Carmelo mostra sua evolução ao alcançar, desta vez, o topo da Superliga B. O título também garante ao time uma vaga na Superliga A 2025/2026, onde enfrentará as principais potências do vôlei nacional.
Já o JF Vôlei, apesar do revés, na grande final, também está garantido da Superliga A 2025/2026 se reafirmando-se como uma das forças emergentes do esporte e demonstrando a força de sua torcida, que bateu recordes sucessivos de público.