O Montes Claros Vôlei comunicou, nesta quarta-feira (12), a contratação do novo treinador para a temporada 2024/2025. O cubano Gilberto Herrera Delgado, conhecido como “El Venado”, foi confirmado como líder para o novo ciclo.
Desafio
O Montes Claros Vôlei vive um processo de renovação, a equipe foi rebaixada a divisão de acesso na superliga nacional no ano passado, temporada em que a equipe montes clarense esteve muito abaixo da média dos últimos anos foram incríveis 20 derrotas seguidas na competição, de um total de 22 partidas disputadas, o que resultou no rebaixamento da equipe, além disso, o Montes Claros vôlei sofreu com queda acentuada na média de público do time nos jogos disputados Ginásio Poliesportivo Presidente Tancredo Neves.
Gilberto Herrera Delgado, 80 anos, medalhista olímpico, ex-treinador da seleção de Cuba e com passagens pelas seleções nacionais de Venezuela, Espanha, Grécia e Turquia chega com a missão de recolocar o Montes Claros Vôlei de volta na elite do voleibol nacional .
“Estou ansioso para chegar aí e conhecer o nível de voleibol desta cidade, poder ajudá-los de qualquer maneira e alcançarmos o nosso ponto de vista profissional. Muito obrigado pelo convite e nos vemos aí”
Gilberto Herrera, em vídeo enviado direto de Cuba
Biografia
Herrera foi indicado ao Hall da Fama Mundial do Voleibol em 2024. Como atleta, foi medalhista olímpico por Cuba nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976.
Nascido em 13 de abril de 1944, em Havana, ele chegou a os16 anos à seleção cubana de vôlei; sua estreia no cenário internacional foi em 1962, quando foi convocado para os nonos Jogos Centro-Americanos e do Caribe, na Jamaica. Em 1966 foi campeão, levando o ouro em Porto Rico e um ano depois conquistaria o bronze do Pan-Americano em Winnipeg. No início dos anos 70, El Venado, apelido pelo qual era conhecido desde a época como jogador, seria quem comandaria as rédeas da seleção cubana. Entre 1972 e 1985, acumulou medalhas em jogos regionais e conquistou a única medalha olímpica que uma seleção masculina de vôlei tem por Cuba: o bronze em Montreal 76. Depois vieram as suas incursões como treinador da seleções nacionais de Espanha, Grécia, Turquia e Venezuela. Em 2001 retomou a gestão da seleção nacional, sagrando-se campeão da Supercopa do Mundo da Bélgica. Hoje, aos 80 anos, é Doutor em Ciências e Professor Catedrático da Universidade de Cultura Física e Ciências do Esporte UCCFD “Manuel Fajardo”, trabalha incessantemente no Centro Cubano de Pesquisas Esportivas. O seu enorme legado, na formação de várias gerações de jogadores de voleibol de Cuba e do mundo, faz dele destinatário de diversos prémios e condecorações. Suas contribuições para o desenvolvimento da teoria e da prática são inegáveis, incluindo sua importante contribuição para o treinamento pliométrico. Pelo alto nível profissional demonstrado, pela simplicidade e pelo amor com que desenvolve suas atividades pedagógicas, é hoje merecedor do respeito e carinho de toda a comunidade universitária e do movimento esportivo cubano.
‘El Venado’ realizou trabalhos nas seleções da Espanha, Grécia, Turquia e Venezuela. Ele retornou ao comando da Seleção Cubana em 2001 e, depois, em 2016.
Video publicado nos perfis do Montes Claros Vôlei.